quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Texto de apresentação Profa Tereza Ramalho


I CONCURSO SOLISTAS DE MATO GROSSO

Apresentação
Algo bastante prazeroso acontece em Cuiabá quando ocorre a falta de energia elétrica; havendo o corte de tal energia, nos períodos da manhã e da tarde, um silêncio repentino se instaura, tal como uma fratura, capaz de revelar algo muito íntimo sobre a cidade. Escondidos por trás dos sons maquinários/manuais do cotidiano, eis que outros sons vão sendo identificados: ouve-se o dedilhar num instrumento de cordas; os harmônicos produzidos pela vibração do ar no tubo de uma flauta; percebem-se pessoas estudando, tocando as teclas de um piano, ouvem-se percussões...em tambor, em pandeiros; ouve-se a memória dos adufes.
Cuiabá, metrópole do cerrado centroestino, é uma cidade essencialmente musical; se por um lado constata-se o potencial de músicos instrumentistas, por outro confirma-se o potencial equivalente de músicos vocais.
O Curso de Bacharelado em Música do Departamento de Artes da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso tem constituído uma formação em música desde o ano de 2013, marco cronológico de sua implantação sob Resolução Consepe n.º 108 de 17 de dezembro de 2012. Considerando as estruturas filosófica e didática que o alicerçam, o curso está comprometido com o repertório amplo e gigantesco da música de Concerto que abrange a música erudita, e a música brasileira, desde o renascimento aos dias do contemporâneo.
O I Concurso Solistas de Mato Grosso foi idealizado por quatro professores, Flávia Vieira, Teresinha Prada, Helen Luce e Oliver Yatsugafu, todos docentes no Bacharelado, intérpretes experientes e conscientes da necessidade do contato com o palco e de atividades inerentes à profissão de musicista, como é o presente evento. Assim, o I Concurso tem como um de seus objetivos estimular, alavancar a carreira profissional, contribuir na formação de repertório, fomentando, dessa forma, esse segmento artístico no estado de Mato Grosso. Trata-se de um trabalho de formação artístico-musical, cuja meta central é promover ações e pensamentos que, dentre outros aspectos, contrapõem-se às intenções da mídia, promovente apenas do entretenimento. Sabemos que nesses contextos o entretenimento  vem  preparado  em  determinados formatos,  o que pressupõe a promoção de celebridades, sem nenhuma perspectiva de construção de conhecimento.
Nesse sentido, queremos apontar a existência de outras possibilidades e caminhos para os jovens músicos, cujos talentos já se apresentam em grande número. O Curso de Bacharelado em Música desta instituição já vem nos dando visibilidade e audibilidade suficientes, além de facultar o mapeamento  deste segmento musical no Estado de Mato Grosso.
Seria sensato expor o quanto nos causou surpresa a quantidade de inscrições feitas para este concurso: o número de inscritos ultrapassa a casa dos cinquenta e destes foram selecionados 24 participantes; doze para o dia 05/08 e doze para o dia 06/08/2017. Desta prova, que é aberta ao público e a todos os participantes, serão escolhidos os finalistas do concurso.
Comunicamos ao público que a grande final do I Concurso Solistas de Mato Grosso será realizada no dia 07 de outubro de 2017, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 20 horas. O concerto dos Vencedores será realizado no dia 08 de outubro no mesmo local e horário mencionados, ocasião em que os vencedores se apresentarão e receberão a premiação.
Penhoramos nossos agradecimentos ao conjunto de contribuições que este evento tem recebido e sem os quais não seria possível ser realizado: PROEG, PROCEV, PRAE, PROAD, Sala da Mulher - Assembleia Legislativa, Faculdade de Comunicação e Artes e Departamento de Artes.
Do mesmo modo registramos nossos agradecimentos ao corpo de músicos jurados de expressão nacional e internacional,  Walter Asvolinsque, Ângela Barra, Estércio Marquez Cunha, Marisa Rezende, Fabio Presgrave e Roberto Victorio, os quais lá assumem uma tarefa árdua, no sentido de julgar e escolher dentro de um cenário de elevado nível técnico e interpretativo, os jovens que serão contemplados com as premiações.
Oficializamos os nossos votos de boa fruição musical face a horizontes de percepções que se abrem através do trabalho dos músicos e do trabalho das plateias presentes.
Tereza Ramalho
Profa. Departamento de Artes
Doutoranda do PPGE-IE/UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário